quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Esporte radical também gera resíduo sólido

O Projeto Repensar, vem em sua segunda edição, e tem como propósito a consciência ambiental da sociedade local de Praia Grande e cidades vizinhas, chamando a atenção da iniciativa privada, para investimentos na área de educação ambiental e ecoturismo, desse modo, colocando a cidade no roteiro nacional de esportes de aventura e ecoturismo.

A princípio, o evento tem como objetivo direto o recolhimento de lixo reciclável de trilhas, explanações sobre os ecossistemas visitados e a importância do ecoturismo na região. Após o recolhimento feito pelos participantes do evento, o lixo será separado e destinado à coleta seletiva para reciclagem e a criação do PROJETO REPENSAR para a sustentabilidade.

O evento acontecerá no domingo do mês de Novembro, dia 21 – na Trilha Guariuma-Melvi (PESM) e dia 28 na trilha do Curtume e Praia do Itaquitanduva (PEXJ).

Praia do Itaquitanduva e Trilha do Curtume – Japuí - SV - A Praia do Itaquitanduva com seus belíssimos aspectos naturais e ótima qualidade de suas ondas, tem como seus principais visitantes os surfistas de toda a Baixada Santista e também por estar próxima ao bairro Japuí, em São Vicente, é utilizada freqüentemente pela comunidade local. Situada dentro de uma Unidade de Conservação, o seu acesso é restrito sendo realizado apenas por trilhas. Um problema agravante observado tanto na trilha quanto na praia são os resíduos sólidos. 

Alguns freqüentadores recolhem o lixo produzido durante a estadia na praia, outros, porém, sem a mesma preocupação ambiental, deixam-no na praia ou no caminho até chegar a mesma. Focando nesta problemática e a fim de despertar a consciência ambiental dos visitantes, julgamos que uma ação para a retirada de resíduos sólidos abandonados nestes locais é de extrema importância, haja vista a dificuldade de acesso, a coleta de lixo, reciclável ou não nessa região é impossibilitada.

Trilha do Guariuma-Melvi – Jd Melvi - PG - A PESM – Guariuma-Melvi, onde se encontra a Cachoeira do Guariuma alem de mais de 10 outras cachoeiras com suas belíssimas quedas d’águas e seus aspectos naturais e ótima qualidade de ecoturismo, tem como seus principais visitantes os moradores do bairro Jd Melvi, sendo a entrada proibida a visitantes, devido a obras que estão sendo executadas para a criação do PESM – Núcleo Itutinga Pilões e por ser área de captação de água da Sabesp. Situada dentro de uma Unidade de Conservação, Um problema agravante observado tanto na trilha quanto na área das cachoeiras são os resíduos sólidos. Alguns freqüentadores recolhem o lixo produzido durante sua ida a cachoeira, outros, porém, sem a mesma preocupação ambiental, deixam-no pelo caminho, prejudicando o ecossistema local. Focando nesta problemática e a fim de despertar a consciência ambiental dos visitantes, julgamos que uma ação para a retirada de resíduos sólidos abandonados nestes locais é de extrema importância, como também as explanações sobre a Serra do Mar, sua fauna e flora.


Parcerias: Prefeitura de Praia Grande, PESM, PEXJ, FALS – Faculdade do Litoral Sul.
Apoios: Franz Seguros, DF Consultoria em Turismo, Ibéricas Praia Hotel, Chaveiro Millenium, Supermercado Ondas.


Att.

Dhananjaya Prata
Diretor de Ecoturismo da ASSERECO
dhanan15@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário